Todos os meses, nós experimentamos capacidades e energias incríveis que são criadas do tecido formado por três ciclos de energia – nosso ciclo menstrual, o ciclo lunar e o ciclo sazonal da Terra. Nós, mulheres, não somos o produto de apenas um desses ciclos – cada ciclo tem seu próprio efeito em nossas vidas e em como expressamos nosso sentido do eu.
O centro de energia do útero é como percebemos o mundo – não há nada em nossas vidas que não seja afetado pelo útero, suas energias e seu ciclo. Ele nos afeta física e emocionalmente e muda a maneira como pensamos. Isso significa que o centro de energia do útero, e seu ciclo de energia do arquétipo feminino (Donzela, Mãe, Feiticeira e Velha Anciã), é nosso primeiro passo em direção à compreensão do Divino Feminino dentro de nós e dentro do Universo. Todos os meus livros enfocam, primeiro, no ciclo menstrual, porque esta expressão diária do centro do útero é como percebemos todo o resto.
Mas não somos apenas um ciclo. A fases da Lua aprofundam nossas experiências e nos oferecem uma visão expandida dos arquétipos. Por exemplo, nossa experiência do arquétipo da fase menstrual (Bruxa Anciã) é influenciada pelo arquétipo lunar no momento de nosso sangramento. Se estamos menstruais (Bruxa Anciã) na fase escura da Lua (fase da Bruxa Anciã), experimentamos uma potencialização das energias da Bruxa Anciã, nos tornando ainda mais introspectivas e profundamente ancoradas em nosso senso de ser e de totalidade. Se estamos menstruais (Bruxa Anciã) na Lua Cheia (fase da Mãe), experimentamos uma energia expandida da Bruxa Anciã, onde incorporamos a energia Universal que suporta o mundo Externo em sua expressão.
Em vez de manifestarmos apenas quatro aspectos das energias femininas por meio dos arquétipos do ciclo menstrual, manifestamos uma mescla de energias menstruais e lunares que cria uma trama mais rica das capacidades e funções femininas.
Nosso centro de energia do útero também está diretamente conectado à terra onde vivemos, e as estações têm influência em nossas energias arquetípicas e em nossa percepção. As energias da terra afetam todas as fases de nosso ciclo – se estamos Bruxa Anciã (menstruais) no inverno (fase da Bruxa Anciã), experimentamos energias aprofundadas da Bruxa Anciã. Se estamos Bruxa Anciã na primavera (fase da Donzela), estamos mais abertas a trazer a sabedoria universal da Bruxa Anciã para o mundo diário.
A dinâmica de mesclar as energias do ciclo menstrual, do ciclo lunar e do ciclo da terra tece uma bela mágica que nos oferece presentes que fazem de nossa vida feminina um reflexo belo e extraordinário das muitas facetas da Divindade Feminina.